O Argonauta

6.10.04

5 DE OUTUBRO?

Eu sei que já foi há 94 anos, e que os poucos ainda vivos que já cá estavam provavelmente não se lembram, mas todos deveríamos saber o que se comemora no 5 de Outubro, independentemente de sermos adeptos da monarquia, da república ou de outro sistema.
A verdade é que não sabemos. A escola não ensinou, os livros não explicaram, a telenovela não se passa nessa época, e na Quinta das Celebridades (que é em directo)são todos jovens (e burros). Pior que isso, o interesse de aprender não existiu, nem a curiosidade de pensar «porque será que é feriado?». Provavelmente não estávamos acordados quando alguém falou disso na TV, no intervalo das telenovelas e da Quinta das Celebridades. Ou nem queremos saber. Tudo isso, apesar de triste, é legítimo.
Mas, se não sabemos, devíamos recusar-nos a abrir a boca quando um repórter da RTP nos aponta um microfone e nos pergunta «o que é que se comemora no 5 de Outubro?».

Para que não fossemos apanhados a dizer as maiores barbaridades possíveis, alternando entre o vazio absoluto do jovem de óculos escuros «que nunca pensou nisso, tem outras preocupações» e a certeza ignorante do senhor que diz que é o dia «da proclamação da república... em que ano? 1700 e qualquer coisa...», passando pela profunda confusão de conceitos / palpite-tipo-totoloto («dia da independência», «dia da liberdade», «dia nacional»).

2 Comments:

  • Pergunta trivial: que facto comemora 861 anos este 5 de Outubro?

    By Blogger MJMatos, at 10:38 da tarde  

  • 861 anos? ah, não sei... será o dia da morte do Salazar? eu não sei, estava aqui só à espera do autocarro... ok, agora a sério, comemora-se a fundação de Portugal, com o tratado de Zamora. Mas o feriado não se deve a essa data...

    By Blogger Nuno, at 10:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home