O Argonauta

29.9.04

16 ANOS DEPOIS...

16 anos depois, reencontrei um antigo colega do Rainha. «O Rainha» é a Escola Secundária Rainha Dona Leonor, onde passei 6 anos da minha vida, dos 12 aos 18. O antigo colega a que me refiro é o Marcos, que foi da minha turma no 7º e 8º anos e que nunca mais tinha visto. Há umas semanas, à saída do Cinema Monumental, reparo num tipo a sorrir para mim, com um sorriso que recordo de um miúdo de 14 anos. Será possível identificar, tão rapidamente, uma pessoa que não se via há 16 anos? Claro que é, até é possível decorridos muitos mais anos... «Estás na mesma», disse-me ele. Eu, na mesma? Se descontarmos uns 30 e tal quilos, talvez.. Mas ele também não mudou muito, fisicamente.
Hoje é dentista, o seu amigo inseparável (Frederico) é informático. Continuam a ser amigos. Eu segui a área das Ciências Sociais e continuo a ser amigo de quem me era mais próximo, nessa altura. Seguimos caminhos diferentes, que se cruzaram, por acaso, durante uns minutos, naquele dia.