O Argonauta

7.7.04

PALAVRA DE MOURINHO

Simpatizando mais ou menos com as suas atitudes, temos de reconhecer que o homem percebe muito de bola. Concordo totalmente com o paralelismo que ele encontra entre FCP e selecção grega:

«FC Porto e Grécia, qual o perfil dos novos campeões europeus? Ideia de jogo totalmente adaptada às qualidades dos jogadores, adaptabilidade táctica com capacidade organizativa para jogar em diferentes sistemas de acordo com um mesmo modelo, espírito de equipa, fortes ofensiva e defensivamente em situações de bola parada, intensidade e ritmo de jogo, força mental para reagir a situações de pressão, jogadores pouco cotados antes da competição e sobrevalorizados no final dela.»

e sobre um país (Portugal) que consegue ter o campeão europeu de clubes e o vice campeão europeu de selecções:

«País e futebol economicamente débeis, infra-estruturas desportivas na base da pirâmide deploráveis, futebol escolar inexistente, futebol formação maioritariamente desprovido de técnicos qualificados e estruturas compatíveis, fluxo dos jogadores mais importantes para o estrangeiro, permanentes dúvidas internas e suspeição... seguramente um "case study" para os poderosos.»